Equipamentos e Dicas

Afinadores 
Sobre afinação de violões guitarras e baixos: Não vou me ater aos vários tipos de afinações existentes, pois o assunto é muito amplo, veremos dicas e cuidados que devemos ter ao realizar esse procedimento.
Passo 1: Independente do instrumento a ser afinado coloque o instrumento no maior volume possível e selecione as chaves de freqüências agudas, isso irá facilitar a leitura pelos afinadores. Passo 2: Saia de perto de televisores, monitores e amplificadores esses equipamentos confundem os afinadores, pois emitem ondas eletromagnéticas. Passo 3: Certifique-se que há carga mínima na bateria do afinador e que os cabos estão totalmente conectados, (Guitarra,baixos e violões elétricos.)
Passo 4: Comece a afinar mas, atenção os afinadores só identificam uma nota de cada vez. Passo 5: Se a nota desejada estiver um tom acima ou abaixo, sempre teremos que ajusta-la durante o processo, pois ela ira modular até o fim da afinação. Passo 6: Caso utilize capa ou bag, atenção para não bater com as tarraxas quando for guardar o instrumento. Passo 7: A variação térmica também desafina o instrumento então nada de deixá-lo perto de janelas ou dentro de veículos em dias de sol. Passo 8: Utilize sempre o calibre de corda indicado pelo fabricante e procure um, Luthier, de dois em dois anos e seja feliz. 
Pedal ou Pedaleira qual comprar
 Ouço essa é pergunta de meus alunos há anos, esse é um assunto que sempre causa polemica entre os músicos por isso, não farei comparação entre marcas e sim uma breve apresentação das características e diferenciais de cada um.
Pedal: O pedal de efeitos pode ser utilizado em vários instrumentos, e podem ser digitais ou analógicos, os analógicos têm uma sonoridade muito melhor porém são mais caros, já os digitais tem uma sonoridade inferior, mas seus preços são mais atraentes, entre dezenas de marca existentes uma se destaca sendo utilizada por 99% dos músicos, a marca, (BOSS).
Os efeitos básicos que todo guitarrista deve ter são: Deley, Chorus, Reverbe, Drive, esses pedais podem ser combinados ou usados de forma isolada criando um som personalizado.
Pedaleira: É um conjunto de vários efeitos, também podem ser digitais ou analógicas, sua sonoridade é boa em alguns efeitos, já em outros, nem tanto. Outro diferencial é o afinador interno e a possibilidade de programar as combinações de efeitos, e claro o preço, entre as varias marcas no mercado se destacam as seguintes: BOSS, DIGITECH e ZOOW. Em minha opinião um músico iniciante deveria começar por uma Pedaleira mais em conta, e depois ir comprando os pedais que realmente tenham à ver com seu estilo musical.
Obs: Sempre usar a fonte de alimentação fornecida pelo fabricante ou comprar uma que seja estabilizada.

Qual o melhor amplificador?
O melhor amplificador é aquele que atente a suas necessidades, não adianta ter um amplificador excelente e um lixo de guitarra, ou uma guitarra excelente é cabos vagabundos, tudo deve estar equilibrado como em um computador; de que adianta um Processador ultra-rápido sem memórias e um HD pequeno?


Existem muitas marcar e modelos de amplificador, mas na verdade eles se dividem em dois grupos, (Valvulados) e (Transistorizados).

Valvulados: São bem mais caros, pois as válvulas fazem um som muito quente e fiel realmente um espetáculo, deve-se ter muitos cuidados com um amplificador valvulado ex: evitar choques e trepidações se possível retirar as válvulas para transportes longos, esperar que elas esfriem antes de transportá-lo e nunca colocar rodinhas no case.
Transistorizados: São bem mais baratos e não requer grandes cuidados excelentes para quem viaja muito ou aluga equipamentos o único ponto fraco é o som, mas há marcas que impressionam pela qualidade sonora ex: Peavey, Crate, Laney, Meteoro Jaguar são de excelente custo beneficio.

Cordas qual usar?










O importante é saber que tipo de som você faz, as cordas farão total diferença na pegada e no som da guitarra!
As cordas mais usadas são 0,09mm e 0,10 mm, porque são mais ecléticas e possibilitam uma adaptação mais rápida do musico além de ser muito confortáveis.
Então se você é um musico que toca muitos estilos, opte pelas, 09 mm ou, 10 mm, mas se gosta de um som mais gordo, pesado e tem uma pegada firme use 0,11mm, assim não terá problemas de arrebentar uma corda na hora do show!
Se você gosta de Metal e tem uma guitarra ativa bem regulada opte por cordas 0,08mm, assim terá mais velocidade em arpejos e ligaduras!
Existem também cordas lisas, que não possuem aquele efeito áspero que trava os dedos, essas são muito utilizadas por músicos de jazz e por músicos de estúdio, que desejam eliminar o ruído dos dedos deslizado sobre as cordas.
Existem muitas marcas no mercado, eu destaco as seguintes: Ernibal, Elixir, são caras, mas o timbre é excelente além de serem muito macias e estáveis, a afinação é impressionante, tem também a marca, D´dario que é mais em conta.

Obs: Se você não puder trocar suas cordas com freqüência em razão do preço, opte por uma marca mais barata para poder trocar sempre que for necessário, pois cordas velhas além de um péssimo timbre e afinação ruim, também desgastam os trastes.
Um abraço!
Rodrigo Dias


Cabos
Cabos são peças fundamentais na hora de conectar os instrumentos a outros aparelhos, nunca economizem nos cabos e plugs, eles podem sabotar seu show, seu estudo, sua apresentação e etc.

Tem gente que trocou de amplificador, de efeitos e até de instrumento a fim de melhorar a qualidade sonora e só depois descobriu que o vilão era ele, o CABO!
Existem muitas marcas no mercado e tem também, aqueles que preferem comprar e montar em casa, nada contra desde que se saiba o que está fazendo.
Na verdade o que temos que saber é que, cabos de boa qualidade são aqueles com maior condutividade e blindagem e menor resistência.
O que pode ocorrer quando se usa um cabo de má qualidade?
Além dos famosos ruídos infernais, também pode ocorrer à queda ou perda do sinal e isso afeta todos os aparelhos por ele ligado, exemplos: fica difícil de usar o afinador, na hora do solo a guitarra perde o ganho, (volume), o som aumenta e abaixa dependendo da posição dos cabos e etc.
Uma vez durante um ensaio uma rádio começou a falar no amplificador da guitarra, um susto! Isso porque o cabo era da pior qualidade, muito comprido e estava enrolado, ou seja, virou uma bobina, outra regra que devemos observar é o tamanho do cabo, nunca maior que o necessário e com o mínimo possível de sobra.
Entre as marcas nacionais, Santo Ângelo é a melhor, e entre os importados a Digiflex e Planet Wave para mim a melhor, com essas dicas vocês serão capazes ir às compras e nunca se esqueçam.

“Cabos sempre se enrolam isso é uma lei universal!”
Abraço, Rodrigo Dias.